Desafios SeguraNet

sndesafiosNo âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os alunos do 3º Ciclo, agrupados em equipas apoiadas pelas respetivas docentes, participaram na 15.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, promovida pela Direção-Geral da Educação e dinamizada através do Centro de Sensibilização SeguraNet.

O concurso contou com 7 desafios, ao longo do ano, com periodicidade mensal, abordando os seguintes temas: Bullying e Ciberbullying: prevenir e agir; Cibersegurança: Risco das câmaras web em atividades online com ou sem videoconferência; Sexting; As dependências online; Os nossos direitos online; Não ao discurso de ódio e, por último, Desinformação em contexto de guerra.
Esta iniciativa enquadra-se nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de TIC e visa a promoção da Cidadania Digital e da Educação para os media na comunidade educativa.
De um modo geral, os alunos demonstraram empenho e entusiasmo na realização destes desafios tendo a concretização dos mesmos permitido a reflexão sobre as temáticas em causa, bem como, a consolidação das suas aprendizagens no âmbito da segurança em ambientes digitais, promovendo ainda, a partilha de experiências e a colaboração entre pares. Considerando o exposto, no próximo ano letivo, as docentes do grupo de informática darão continuidade à participação neste concurso. De momento, resta partilhar a recomendação da Direção-Geral da Educação sobre o uso saudável da tecnologia durante o período de férias.
Parabéns a todos os participantes!

sndesafios

Visitas: 70

logos01