Os pássaros na minha escola

2024passar1 Os docentes do grupo 230, Matemática e Ciências Naturais, dinamizaram ao longo do ano um projeto intitulado “Os pássaros na minha escola”. Foram desenvolvidas várias atividades, dentro e fora da sala de aula, durante os três períodos letivos. O objetivo destas atividades foi essencialmente despertar o interesse dos alunos para biodiversidade que existe no espaço escolar, dando particular enfoque às aves, interligando conteúdos programáticos com observação, estudo e desenho das espécies de aves frequentes no espaço escolar.

Os efeitos foram sendo notórios ao longo do ano, com os alunos a mostrarem um interesse crescente, que se alargou para fora do recinto escolar. Passaram a olhar as aves com interesse, na escola ou em qualquer outro lugar. Tiraram fotografias, apresentaram questões e procuraram os professores para partilharem o que tinham visto e ouvido.
Em todas as turmas houve articulação dos docentes de Educação Visual e de Ciências Naturais. Numa turma houve também a articulação com os docentes de Português e Cidadania e Desenvolvimento.
No início do projeto foi aplicado um questionário, com 30 questões e o mesmo questionário foi aplicado no final do 3.ºPeríodo. No primeiro período foi obtida uma percentagem de sucesso de 43,3%, sendo a identificação da milheirinha (Serinus serinus) a pergunta onde tiveram mais dificuldade. A questão onde o sucesso foi mais elevado foi a identificação do Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula).
A percentagem de sucesso no 3.ºPeríodo foi de 65%. A identificação do lugre (Spinus spinus) foi a que ofereceu maior dificuldade.

2024passar1 2024passar1 2024passar1 2024passar1

Das 25 espécies estudadas algumas foram avistadas com muita frequência como o pardal-comum (Passer domesticus), o tentilhão-comum (Fringilla coelebs) ou a rola-de-colar (Streptopelia decaocto) ou o pintassilgo (Carduelis carduelis), outras nunca foram avistadas. Houve também algumas surpresas como o avistamento de vários grifos (Gyps fulvus) e a presença frequente de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia), que nidificou nas proximidades.

2024passar1  2024passar1 2024passar1   2024passar1

No âmbito da semana do agrupamento, os trabalhos realizados foram expostos e vistos por toda a comunidade escolar.
Os alunos demonstraram entusiasmo e satisfação com o resultado obtido e manifestaram a vontade de continuar a estudar as aves no próximo ano letivo.

2024passar1  2024passar1 2024passar1   2024passar1

Os docentes do Grupo 230