Privando com Camilo Castelo Branco

Dizem os mais antigos que algo “molhado é abençoado” e assim foi – validou-se o saber popular.
Acompanhados por uma chuvinha fresca e persistente, os alunos do 11ºA e as professoras Paula Marques e Palmira Magueta visitaram a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide, e, terminada a mesma, sentiram-se abençoados, mais cultos e de coração cheio.

2024cami3

Não poderiam ter sido recebidos de melhor forma: o Senhor Reinaldo acolheu o grupo de braços abertos e introduziu-o no Universo Camiliano tendo sido designado o autor de tão vasta obra literária um, “se não o melhor, escritor de Portugal”.
E que escritor! Rico de vocabulário e “dono de Nada!” De facto, os alunos tomaram conhecimento que, de Camilo, não era nada: nem a casa, nem a mulher, nem o filho, nem o jazigo e nem os que considerava “amigos” o foram verdadeiramente. Dele, só a excelência dos contos, romances, poesias tão profundos e deliciosos que cativaram e envolveram os presentes nas duas horas de “aula de Português”.
Cada canto, cada espaço, cada objeto mostrava, respirava Camilo.
Que arrepio, a proximidade da cadeira na qual o autor, sentado, pôs fim à vida; que benesse, poder ver os seus rascunhos de escritos tão profundos; que orgulho, sentar-se no “escano” da sua cozinha, sentar-se à mesa onde, aquando da sua cegueira, recebeu a visita do único Amigo entre os “110 impávidos marotos”.
Antes da partida, o agradecimento de e a um grupo de visitantes “tão especial”, sim, - “visitantes há muitos, mas vós fostes especiais, dali ao pé de Vila Real, conterrâneos do Camilo, um homem tão ilustre, de aventuras e desventuras pessoais, e foram testemunhas do seu amor arrebatador à pessoa de Ana Plácido – não é plástico é Plácido!!!”
O grupo regressou a Vila Flor mais enriquecido e de gargantas e vozes afinadas, pois, até à chegada à estação de camionagem, foi bem audível a cantaria e a boa disposição. A introdução ao estudo de Amor de Perdição foi, este ano, diferente e ficou muito bem explicada tendo sido do agrado de todos esta aula de Português.

2024cami3   2024cami3   2024cami3

Alunos do 11ºA,