Hour Of Code

hour of code logoCom a iniciativa Hora do Código pretende-se que, em todo o mundo, numa qualquer hora da primeira semana de dezembro - semana das Ciências da Computação, o maior número de alunos possível tome contacto com os princípios da programação. Neste contexto, os alunos do 2º Ciclo, do sétimo ano e do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, na aula de Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como os alunos do Curso Profissional de Informática de Gestão, na aula de Linguagens de Programação realizaram a atividade Inteligência Artificial (IA) para Oceanos. O Clube de Programação e Robótica também se juntou a esta iniciativa promovendo uma “Hour of Code” para os restantes alunos da escola.

2024oceans

Quase sem dar conta, passamos a coexistir com a inteligência artificial – tecnologia emergente, mas já com enormes potencialidades. Motivo pelo qual foi escolhida a atividade “IA para Oceanos”, pois, é fundamental preparar os alunos para a sua utilização ética e responsável e, neste caso particular, alertar também para questões ambientais.
Com esta atividade os alunos treinaram modelos reais de IA baseados em aprendizagem de máquina e, deste modo, tiveram oportunidade de perceber como funciona a IA, a importância da qualidade dos dados de aprendizagem e o impacto da IA na sociedade bem como nas atividades mais simples do nosso quotidiano.
Os alunos realizaram a atividade com grande entusiasmo e certamente, muitos deles, vão estar mais atentos ao tema e ser mais responsáveis aquando da utilização de ferramentas de inteligência artificial.
Parabéns a todos pela participação!