Os pássaros na minha escola

2023passar1 Os pássaros na minha escola é um projeto que surgiu da iniciativa dos docentes da disciplina de Ciências Naturais do 2.ºciclo e que vai envolver todos os alunos deste ciclo ao longo do ano. Tendo como objeto de estudos as aves que coabitam com a comunidade escolar no recinto da Escola Básica e Secundária de Vila Flor, vão ser desenvolvidas um conjunto de atividades que vão de encontro às aprendizagens essenciais de Ciências Naturais, ao perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e que desenvolvem a curiosidade científica, o conhecimento e a valorização do património local e a articulação de saberes entre várias disciplinas. Dependendo do projeto de cada turma estarão envolvidas nas atividades também as disciplinas de Educação Visual, de Cidadania e Desenvolvimento e outras que venham a aderir.

Os alunos vão observar, ouvir, identificar e estudar as das aves que habitam ou que frequentam o espaço escolar. Foi elaborada uma lista de 25 espécies, das mais prováveis de encontrar em meios urbanos, na região. Foi sorteada uma dessas espécies a cada aluno para que desenhe, investigue e realize um cartaz sobre ela. Ao longo de ano haverá várias aulas de Ciências Naturais fora da sala de aula, de forma a observar, identificar e registar as espécies observadas. Nas aulas em sala serão desenvolvidas aprendizagem como migrações, dimorfismo sexual, paradas nupciais, o canto das aves, revestimento, caraterísticas do corpo, regimes alimentares e sistema digestivo, taxonomia, biodiversidade e importância das aves.

2023passar1 2023passar1 2023passar1 2023passar1

Cada aluno responderá a um inquérito com 30 questões no primeiro período e, o mesmo questionário será realizado, de novo, no final do ano, de forma a aferir o efeito que as atividades tiveram nos conhecimentos dos alunos.
Espera-se também que os alunos desenvolvam o espirito de observação, valorizem o espaço escolar e aprendam a usufruir do recreio, espaços e vegetação envolvente de forma saudável e prazerosa.

2023passar1  2023passar1 2023passar1