Encontro com o cientista - Dia do Pi

cflorDia 14 de Março celebra-se o Dia Internacional do Pi!! Convidámos o Matemático João Paulo Almeida do Instituto Politécnico de Bragança para realizar 2 palestras no Agrupamento de Escolas de Vila Flor, no âmbito do vasto programa do Clube Ciência Viva deste Agrupamento.

diadopi

"Onde está o Pi? À descoberta de um dos números mais misteriosos da História!" será o tema destas 2 palestras proferidas por este cientista para alunos de 3º Ciclo, em Vila Flor.

Alguns factos interessantes sobre o Pi (site do Pavilhão Do Conhecimento)

• O Pi é a constante matemática mais reconhecida no mundo, sendo considerado o número mais importante e intrigante em toda a matemática.
  • O símbolo para pi (π) só começou a ser utilizado com sentido matemático nos últimos 250 anos.
  • Não podemos medir exatamente a circunferência ou a área de um círculo, pois nunca saberemos verdadeiramente o valor de π.
  • Os egiptólogos ficaram fascinados porque a Grande Pirâmide de Gizé parece aproximar-se do π. A altura vertical da pirâmide tem a mesma relação com o perímetro da sua base, como o raio de um círculo tem com a sua circunferência.
  • No alfabeto grego, π é a décima sexta letra, tal como no alfabeto inglês.
  • Em 1995, Hiroyuki Goto memorizou 42.195 casas de pi, definindo um novo recorde mundial na altura. Actualmente, outro japonês, Akira Haraguchi, já memorizou 100.000 dígitos. Alguns estudiosos especulam que o japonês é mais adequado do que outros idiomas para memorizar sequências de números.
  • Em 2002, um cientista japonês encontrou 1,24 trilhões de dígitos de pi usando um poderoso computador chamado Hitachi SR 8000. Com a tecnologia actual, o pi já foi calculado com mais de oito quatrilhões de casas decimais após a vírgula.