Canguru Matemático 2024

2024cmat01 Na semana de 8 a 13 de abril realizou-se na Escola Básica e Secundária de Vila Flor o concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2024, envolvendo todos os alunos do segundo ciclo.
O concurso pretende divulgar a matemática elementar, estimulando e motivando os alunos numa espécie de olimpíada, em escalões dos diversos anos da escolaridade, que abrangem desde o segundo ao décimo segundo anos da escolaridade. É internacional, teve origem na Austrália (daí o nome Canguru), no início dos anos 80. Atualmente é realizado em 86 países e conta com mais de 6 milhões de participantes.


Em Portugal a organização está a cargo do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A primeira realização foi em 2005 e celebra este ano o 20.º aniversário.
Na categoria Escolar (5.º e 6.º anos) a prova tem a duração de 90 minutos e é constituída por um conjunto de 24 questões organizadas em três graus de dificuldade: problemas de 3 pontos, problemas de 4 pontos e problemas de 5 pontos. Neste escalão o aluno pode atingir o máximo de 120 pontos. Há penalização pelas respostas erradas.
Todas as questões se baseiam na resolução de problemas, envolvem um conjunto de capacidades matemáticas, de uma forma integrada, focando os vários temas das Aprendizagens Essenciais, mas sem que estes estejam muito evidentes. Não raras vezes alunos que não demonstram um elevado aproveitamento na disciplina de matemática, destacam-se neste concurso, pois têm um bom raciocínio matemático e desenvolveram estratégias para a resolução de problemas que o ensino mais formal não valoriza convenientemente.
Tratando-se de um concurso, todos recebem um certificado com a posição obtida na Categoria, na Escola. Também já é conhecida a classificação a nível nacional e regional. A aluna Carolina Borges, do 5.ºB, que obteve o melhor resultado a nível do agrupamento, foi também a melhor classificada no distrito e ocupou a posição 44.ª a nível nacional. Convém referir que na categoria Escolar houve mais de 20 mil participantes. Das 25 melhores pontuações do distrito do Bragança, 16 são do Agrupamento de Escolas de Vila Flor.

2024passar1 2024passar1 2024passar1 2024passar1


Os alunos gostam de participar, encarando o concurso como um desafio. Por norma não realizam treinos e sentem alguma dificuldade em compreender os enunciados que são bastante extensos.
O concurso é organizado pelos professores de matemática do segundo ciclo, como uma atividade formativa. A avaliação tem sido bastante positiva e a intensão é a de que continue a ser realizado, se possível alargado a alunos de outras Categorias e que tenha mais visibilidade ao nível das atividades do agrupamento.


10 Primeiros classificados ao nível do Agrupamento (Categoria Escolar)
1.º Carolina Borges 5.ºB
2.º João Moreira 5.ºB
3.º André Sobral 5.ºB
4.º Alice Martins 6.ºA
4.º Camila Teixeira 6.ºA
4.º José Martinho 6.ºB
7.º Lucas Nascimento 5ºC
8.º Matilde Nogueira 6.ºA
8.º Martim Venera 5.ºA
10.º Maria Costa 5.ºB


Os professores do Grupo 230

Visitas: 66

logos24