Canguru Matemático sem Fronteiras 2023

cang2023

No dia 16 de março realizou-se na Escola Básica e Secundária de Vila Flor o concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2023, envolvendo todos os alunos do segundo ciclo. Este concurso é já um hábito para os alunos do segundo ciclo, tendo já, em anos lectivos anteriores, sido realizado em várias escolas do agrupamento, noutros níveis de ensino.

O concurso pretende divulgar a matemática elementar, estimulando e motivando os alunos numa espécie de olimpíada, em escalões dos diversos anos da escolaridade, que abrangem desde o segundo ao décimo segundo anos da escolaridade. É internacional, teve origem na Austrália (daí o nome Canguru), no início dos anos 80. Atualmente é realizado em 86 países e conta com mais de 6 milhões de participantes.
Em Portugal a organização está a cargo do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A primeira realização foi em 2005.
Na categoria Escolar (5.º e 6.º anos) a prova tem a duração de 90 minutos e é constituída por um conjunto de 24 questões organizadas em três graus de dificuldade: problemas de 3 pontos, problemas de 4 pontos e problemas de 5 pontos. Neste escalão o aluno pode atingir o máximo de 120 pontos. Há penalização pelas respostas erradas.
Todas as questões se baseiam na resolução de problemas, envolvem um conjunto de capacidades matemáticas, de uma forma integrada, focando os vários temas das Aprendizagens Essenciais, mas sem que estes estejam muito evidentes. Não raras vezes alunos que não demonstram um elevado aproveitamento na disciplina de matemática, destacam-se neste concurso, pois têm um bom raciocínio matemático e desenvolveram estratégias para a resolução de problemas que o ensino mais formal não valoriza convenientemente.
Os alunos gostam de participar, encarando o concurso como um desafio. Por norma não realizam treinos e sentem alguma dificuldade em compreender os enunciados que são bastante extensos. Tratando-se de um concurso, todos recebem um certificado com a posição obtida na Categoria, na Escola, mas são informados também da posição em que ficaram no ano da escolaridade e na turma.
O concurso é organizado pelos professores de matemática do segundo ciclo, como uma actividade formativa. A avaliação tem sido bastante positiva e a intensão é a de que continue a ser realizado e se possível alargado a outras Categorias.
Os professores do Grupo 230.