II Semana das Ciências

2020geo01pA importância do ensino das ciências e das atividades experimentais hoje em dia é indiscutível. Vários estudos científicos comprovam que, desde os primeiros anos de escolaridade, o desenvolvimento da atitude científica e o interesse pela ciência, contribuem significativamente para promover nos alunos um conjunto de competências que os ajudarão a resolver, futuramente, problemas do quotidiano. Também é indiscutível que a sustentabilidade do meio ambiente é uma preocupação crescente, uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequência da ação humana e, portanto, é de crucial importância cultivar, desde cedo, nos alunos uma “Consciência Ecológica”, através de ações que promovam atitudes, valores e sentimentos de preocupação com o meio ambiente.


O Laboratório de Aprendizagem do Projeto Vila Flor + (PIICIE), do Município de Vila Flor e o Agrupamento de Escolas de Vila Flor, em parceria com o Instituto Gulbenkian da Ciência, o Centro de Ciência Viva de Bragança e a Resíduos do Nordeste promoveram a “II Semana das Ciências”, que decorreu de 23 a 27 de novembro de 2020 no nosso Agrupamento, com a realização de atividades que procuraram responder a estas duas realidades: a promoção e valorização da “Ciência” e a preocupação com a “Sustentabilidade do Meio Ambiente”.
2020geo01pCom o intuito de valorizar e promover uma cultura científica nos nossos alunos, foi dinamizada uma ação de sensibilização sobre a investigação que é feita em Portugal, no dia 25 de novembro. Através de um Labchat a cientista Sara Carvalhal, do IGC, divulgou o seu trabalho de investigação em “Dinâmica de Cromossomas” aos alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias, que abordaram esta temática curricular na disciplina de biologia/geologia e, apesar de ter ocorrido numa modalidade virtual, tiveram oportunidade de interagir, esclarecer e se aproximarem da ciência, dos centros de investigação em ciência e das pessoas que fazem ciência num contexto de aprendizagem mais intimista, concreto, atrativo e motivador.
Relativamente ao tema da “Sustentabilidade do Meio Ambiente”, têm sido vários os alertas, de diversos quadrantes da sociedade, para a necessidade da racionalização dos recursos e tratamento adequado dos resíduos. São inúmeros os estudos de impacte ambiental, em particular os relacionados com o consumo de óleo vegetal, que o consideram como um resíduo de alto risco para o meio ambiente quando despejado em lugares impróprios e de forma incorreta. Desta forma, o “Atelier de Produção de Sabão a Partir de Óleos Alimentares Usados” dinamizado nos dias 23, 24, 25 e 27, nas turmas do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Cursos Profissionais TAS e TC, procurou fomentar nos alunos a ideia de que um ambiente mais limpo terá necessariamente que passar pela reciclagem de resíduos tóxicos e pela utilização de tecnologias cada vez mais limpas. Neste caso, a estratégia passou por promover nos alunos uma sensibilização para a necessidade de recolherem e encaminharem óleos usados na cozinha para os locais próprios, demonstrando que a reciclagem poderá ser uma medida que irá contribuir para amenizar os impactes ambientais causados por este tipo de resíduos, quando descartados de forma incorreta no meio ambiente.
2020geo01pApesar de não ter sido possível realizar a atividade laboratorial da produção de sabão em contexto de sala de aula, como seria desejável, em função do plano de contingência no âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) as atividades realizadas para promover esta “II Semana da Ciência” decorreram num ambiente de aprendizagem apelativo, motivador, de convívio e trabalho colaborativo, tendo despoletado nos alunos uma atitude de interesse, espirito de curiosidade, iniciativa e envolvência nas atividades e temas tratados.
Nos Jardins de Infância foram dinamizadas, em todos os grupos, atividades no âmbito da Robótica, enquadradas nas áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. As crianças adoraram e demonstraram um grande entusiamo.
2020geo01pNo 1º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas duas atividades em todas as turmas nas disciplinas de matemática ou estudo do meio, nomeadamente um jogo de tabuleiro intitulado a Travessia do Rio e o MatBingo. Tanto uma atividade como outra despertaram em todos os alunos um enorme interesse e satisfação.
As atividades foram dinamizadas pelo Centro de Ciência Viva de Bragança, em articulação com os educadores/professores titulares de grupo/turma, cumprindo todas as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Mais uma vez, a Semana das Ciências foi um sucesso e será, certamente, uma “semana” a repetir no próximo ano letivo!

2020geo01p   2020geo01p



Visitas: 5655