Dia Mundial do Doente

2020dmdoente7

Dia Mundial do Doente celebra-se anualmente a 11 de fevereiro.
A data foi instituída pelo Papa João Paulo II.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade".

O conceito de doença foi evoluindo ao longo dos tempos. É provável que a Medicina tenha surgido com a humanidade. Vítima e testemunha do sofrimento, o ser humano deve, desde logo, ter-se debruçado sobre os doentes, com o desejo de os curar. O que se entende hoje por saúde e doença foi surgindo do nada inicial, isto é, da incompreensão do homem primitivo dos fenómenos que o envolviam, suas causas e seus efeitos.

No período clássico (a Grécia dos tempos heroicos), encontramos Apoleo, o Deus da Medicina. Ele enviava as doenças para a Terra e só ele podia afastá-las. Curava os males com a raiz da peônia (planta silvestre das montanhas do Sul da Europa), o que explica o uso da expressão "Filhos de Peônia", aplicada aos praticantes da Medicina.

 2020dmdoente1p  2020dmdoente1p 2020dmdoente1p 

Todavia, a Medicina científica tem início com Hipocrates -terá vivido entre 460 e 370 a.C.- Dotado de notável espírito de observação, conhecendo profundamente o ser humano e exercendo intensa atividade médica, Hipocrates sistematiza os seus conhecimentos no livro de Aforismos - ainda hoje consultado e onde descreveu numerosas doenças – pela importância do seu trabalho recebeu o cognome “Pai da Medicina”.

Depois de muitos milénios de estagnação, só recentemente se formaram alguns conceitos básicos coerentes, e a sua interpretação racional, passou a fazer parte das preocupações que a mentalidade mais desenvolvida de alguns sectores da população, nos chamados países civilizados, soube criar e difundir.

"A saúde não é uma qualidade absoluta. Tem o valor que lhe é conferido pela cultura da sociedade"

Brockington F.

 2020dmdoente1p  2020dmdoente1p 2020dmdoente1p 

A OMS lançou uma estratégia global de controlo do vírus influenza, causador da gripe para o período 2019-2030. Esta doença viral é altamente infeciosa e, principalmente no inverno, pode-se converter rapidamente numa epidemia ou pandemia. O plano visa prevenir e controlar a disseminação deste vírus dos animais para os seres humanos, e entre estes, bem como preparar os governos e sociedades para a próxima pandemia desse tipo de infeção. Ora, com o objetivo de aproximar a escola da sociedade, os alunos do Curso Profissional- Técnico Auxiliar de Saúde, aderiram a esta causa e elaboraram um conjunto de panfletos sobre a Cadeia Epidemiológica do Vírus da Gripe, bem como do novo Coronavírus. Segundo dados da OMS, esta epidemia já atingiu 25 países além da China. A OMS declarou emergência de saúde pública global por causa do surto de Coronavírus no final de janeiro deste ano. Estes panfletos foram divulgados, nesta data, para assinalar o “Dia Mundial do Doente” e encontram-se disponíveis na biblioteca da nossa escola.

“A sociedade que queremos começa na escola”

Grupo de Biologia/Geologia

Visitas: 6253