O Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se anualmente a 2 de fevereiro

2020zhum9

A origem do Dia Mundial das Zonas Húmidas prende-se com a criação da Convenção de Ramsar (Irão), referente à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas, a 2 de fevereiro de 1971. Este dia internacional das zonas húmidas foi celebrado pela primeira vez em 1997.


A escola, instituição de grande influência na vida dos alunos, é um meio privilegiado para a divulgação, promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental. No âmbito do projeto “CLUBE CIENTIC”, a nossa escola aderiu a esta iniciativa com a dinamização de diversos jogos, disponibilizados pelo projeto do PNRVT (Parque Natural Regional do Vale do Tua), no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nas turmas dos 7º e 9º anos.
Segundo a Convenção de Ramsar, “entende-se por zonas húmidas as áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros”.

     
 

Entre as vantagens destas zonas encontram-se: Filtragem das águas; Garantia da biodiversidade; Proteção das linhas de costa; Mitigação dos efeitos das alterações climáticas; disponibilização de água potável.

Entre as razões que permitem classificar estas zonas como “em perigo” encontram-se: Atividades humanas que causaram o desaparecimento de mais de 50 % das Zonas Húmidas existentes em todo o planeta, no séc. XX; Atualmente as Zonas Húmidas representam apenas 2% da superfície continental da Terra; Estima-se que até 2080 ocorrerá o desaparecimento de cerca de 20% das Zonas Húmidas mundiais, localizadas junto à costa.

Porque a efeméride calhou a um domingo, esta atividade realizou-se nas duas semanas que intermediaram o evento.

Os docentes do grupo 520 agradecem a todos os intervenientes, por terem operacionalizado esta atividade com determinação e interesse, contribuindo para que os objetivos propostos pelo projeto fossem atingidos com um resultado muito positivo.

     

 

Grupo de Biologia/Geologia

Visitas: 8770