Geólogos por um Dia

2020geo01pO património geológico de uma dada região é, nos dias de hoje, considerado uma componente fundamental do seu Património Natural. São inúmeros os estudos científicos sobre Locais de Interesse Geológico e projetos de investimento, valorização e divulgação de Geosítios e Geomonumentos.


2020geo01pNo passado dia 20 de novembro, os alunos do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias, tiveram uma aula de Biologia/ Geologia diferente das convencionais. No âmbito da Unidade temática: “A geologia, os geólogos e os seus métodos”, realizaram uma saída de campo à Barragem do Peneireiro. Este roteiro geológico, efetuado a pé, teve início na nossa escola e, desde logo, proporcionou aos alunos a oportunidade de, com olhos de verdadeiros geólogos, constatar em termos reais o que dizem os diversos estudos científicos publicados sobre a geomorfologia do Concelho de Vila Flor. Foi possível observar uma paisagem geológica que, na sua grande parte, se carateriza por relevos com declives pouco acentuados, iguais ou inferiores a 15%, com encostas intercaladas com vales pronunciados, e que se encontram fortemente condicionadas pelo substrato rochoso de natureza granítica e que emerge de formações de natureza essencialmente xisto-grauváquica. Neste âmbito, foram analisados fatores de geodinâmica interna e externa que continuam a modelar as paisagens geológicas e a interferir na transformação das rochas; observados diversos afloramentos rochosos; identificadas e recolhidas amostras rochosas, bem como a identificação de alguns dos minerais que as constituem. Em termos hidrográficos, todo o concelho se encontra inserido na bacia do Rio Douro, destacando-se as linhas de água o Rio Tua e a Ribeira da Vilariça, que contribuem igualmente para moldar o relevo da região, neste caso, a Barragem do Peneireiro constitui-se como um lago artificial que para além de ter o intuito de abastecer a sede do Concelho, proporciona ainda uma paisagem lúdica de montanha e floresta, com interesse turístico, de lazer e prática desportiva.2020geo01p Foi ainda possível perceber que os solos são utilizados predominantemente para fins agrícolas, sendo de destacar ainda a significativa área florestal e o aglomerado habitacional no povoamento desta Vila.
Esta saída de campo revelou-se uma experiência muito profícua para os alunos, na medida que estes tiveram a oportunidade de construir e consolidar os seus conhecimentos num contexto real e que lhes é familiar. Proporcionou ainda um ambiente de aprendizagem apelativo, motivador, de convívio e trabalho colaborativo, tendo despoletado nos alunos uma atitude de interesse, espirito de curiosidade, iniciativa e envolvência nas atividades e temas tratados. Estas variáveis confluíram para que os objetivos fossem atingidos com um resultado muito positivo.

 

2020geo01p   2020geo01p 2020geo01p 


Grupo de Biologia/Geologia

Visitas: 6499